DEFINIÇÃO DE ARTE DA GUERRA

Antoine-Henri Jomini

A Arte da Guerra, tal como geralmente a concebemos, divide-se em cinco ramos puramente militares; a Estratégia, a Grande Táctica, a Logística, a Arte dos Engenheiros e a Táctica Elementar. Mas constitui uma parte essencial duma ciência que, até ao presente, temos erradamente posto de parte – a Política da Guerra.

Para ler o artigo, clicar em:

Def Arte da Guerra Jomini.pdf (56815)

=============================================================

DAS GUERRAS NACIONAIS

Antoine-Henri Jomini

As guerras nacionais, de que já fomos forçados a falar quando tratámos das guerras de invasão, são as mais temíveis de todas. Não podemos dar esta designação senão àquelas que se fazem contra uma população inteira ou, pelo menos, contra a maioria dessa população, animada de um nobre fervor pela sua independência. Nestas condições, cada passo é disputado através de um combate. O exército que penetra num país deste tipo só é senhor do terreno onde monta o seu bivaque.

Para ler o artigo, clicar em:

Das Guerras Nacionais.pdf (109890)

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

DAS INSTITUIÇÕES MILITARES

Antoine-Henri Jomini

Um governo que negligencia o seu exército, seja qual for o pretexto invocado, é, por conseguinte, um governo culpado perante a posteridade, uma vez que prepara humilhações às suas bandeiras e ao seu país, em vez de preparar sucessos mediante uma política contrária. 

Para ler o artigo, clicar em:

Insituições Militares.pdf (109459)

##########################################################

DAS GUERRAS DE INTERVENÇÃO

Antoine-Henri Jomini

            De todas as guerras que um Estado possa empreender, a mais conveniente e a que mais vantagens lhe proporciona é, sem dúvida, a guerra de intervenção num conflito que já está em curso. A explicação é fácil de compreender: um Estado que intervém deste modo coloca na balança todo o peso do seu poderio em conjunto com o da potência ao lado da qual se vai bater; faz a sua entrada na guerra quando assim o deseja e assim que se lhe depara o momento mais oportuno para proporcionar uma acção decisiva aos meios que decide empenhar.

Para ler o artigo, clicar em:

DAS GUERRAS DE INTERVENÇÃO.pdf (66209)

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

DAS GUERRAS DE OPINIÃO

Antoine-Henri Jomini

Embora as guerras de opinião, as lutas nacionais e as guerras civis facilmente se confundam como sendo um mesmo tipo de conflito, o certo é que diferem umas das outras o bastante para justificar que nos ocupemos delas separadamente.

Para ler o artigo, clicar em

DAS GUERRAS DE OPINIÃO.pdf (92122)

*******************************************************************

Contactos

A BIGORNA
Granja - V. N. Gaia

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode