SALAZAR E A FAMÍLIA ESPÍRITO SANTO
Em 28 de Maio de 1969, já Salazar não era Presidente do Conselho, recebe a visita do Prof. Bissaya Barreto, que lhe pergunta:
Bissaya Barreto -- Onde está o formoso tapete persa que lhe ofereceu o Espírito Santo [trata-se de Ricardo Espírito Santo Silva, falecido em 1955]?
Salazar -- Foi-me oferecido pessoalmente porque lhe fiz ganhar muito dinheiro. Esse tapete deve pertencer ao Estado e a ele o lego porque foi oferecido pelos favores que o presidente do Conselho lhe prestou. É portanto do Estado.
In Salazar -- O fim e a morte -- de Eduardo Coelho/António Macieira Coelho -- A Esfera dos Livros -- p. 74.
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
A EXPERIENCIAZINHA
Salazar a Franco Nogueira em 10Set61
Em Conselho de Ministros não revele segredos. Os ministros não merecem confiança. É o que me diz a experienciazinha. O que disser ao Conselho é só para autenticar o que se souber publicamente.
FRANCO NOGUEIRA, Um político confessa-se, p. 17
*******************************
CURTINHAS
...na Instrução, Cordeiro Ramos reformula o ensino da História de Portugal. Esta passa a ser encarada de harmonia com «a verdade nacional, quer dizer, a verdade que convém à nação».
Franco Nogueira, Salazar, Vol. II, pg 137
-----------------------------------
Sendo, pois, em grande parte verdadeiro que Portugal é um país de burros, devendo, porém, acrescentar-se que zurram por vezes com talento.
Raul Proença - Seara Nova n.º 32 - 01Mar24
------------------------------------
******************************